terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Decretado o fim do Palm OS

O sistema operacional Palm OS, que equipa atualmente principalmente alguns modelos da Palm já dominou o cenário da computação móvel na era dos assistentes pessoais digitais. Evoluiu para os smartphones, mas sendo muito antigo e tendo ficado muito tempo sem atualizações, acabou por perder o apelo e mercado. Uma combinação de fatores levou o Palm OS a uma situação complicada frente à concorrência.

O sistema ainda tem defensores, e claro, tem ainda suas vantagens, como ser muito simples de usar, mas não há como argumentar contra os fatos. Sua participação de mercado é pequena no momento e investir na atualização do mesmo não renderia muitos frutos.

A solução foi criar um substituto para o Palm OS. A ACCESS, dona do sistema, fez isso, mas com o sistema ALP sem ter sucesso. Agora foi a vez da própria Palm apresentar o webOS, um sistema que empolgou os analistas e que vai equipar o novo smartphone Palm Pre.

O webOS não vai rodar programas do Palm OS, como se imaginava que fosse ocorrer, sendo que isso pode vir a ser possível apenas com algum emulador para o sistema no futuro, mas que terá um apelo bem menor. Não bastasse isso, agora o CEO da Palm informou que a empresa não vai mais lançar aparelhos com o sistema Palm OS. Antes se imaginava que aparelhos mais baratos pudessem ser lançados com o sistema, como um Centro 2.

Dessa forma agora temos uma situação onde o Palm OS vai sobreviver em aparelhos antigos e os novos que ainda o utilizam, como o Centro e Palm TX, até que a Palm os tire do mercado. Assim temos a morte anunciada do Palm OS. Infelizmente para os fãs do sistema a tendência é de termos cada vez menos programas novos e atualizações de softwares, pois ninguém investe em algo que se sabe que está terminando e sem mercado. Essa tendência já vinha ocorrendo faz algum tempo, mas agora, certamente, vai se acelerar.

Aqui no PalmBrasil vamos continuar a cobrir o Palm OS, mas claro que dependemos dos desenvolvedores para termos novidades e por isso é natural que elas diminuam.

Por outro lado está surgindo o webOS, um sistema novo e moderno, que tem tudo para emplacar, e claro que continuamos com a cobertura do Windows Mobile, que só no último ano teve 20 milhões de aparelhos vendidos e com a tendência de melhorias com as versões 6.5, que deve ser apresentada ainda em fevereiro, e a versão 7, para o ano que vem.

Fique ligado no site na semana que vem para essas e outras novidades que devem surgir na MWC, maior feira para área de celulares do mundo.

E não se esqueça de participar de nossa promoção para concorrer a acessórios para o Touch Diamond, que deve ter os ganhadores anunciados no fim do mês.

Fonte: Palm Brasil

Nenhum comentário: